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Sódio x Coração – Como consumir sem ter problemas?

Hipertensão arterial, doenças renais e problemas cardiovasculares podem ser evitados de diversas maneiras. Contudo, um comportamento importante de se adotar é evitar o excessivo consumo de sódio.

O sódio é um elemento essencial para a vida. Ele é responsável pela regulação do volume plasmático, pela condução dos impulsos nervosos e até tem papel importante na contração muscular. Diariamente, consumimos sódio, que normalmente é ingerido em maior quantidade através do sal de cozinha.

Contudo, tudo em excesso pode trazer consequências graves. A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que a redução de 12g para 5g de sal por dia, poderia reduzir em 15% os acidentes vasculares celebrais e em 10% o número de infartos por ano.

Alguns alimentos do nosso dia a dia possuem grande quantidades de sódio e por isso devem ser moderados da alimentação. Entre eles estão os embutidos, laticínios e alimentos processados. Reduzir a quantidade de sal durante o cozimento e também nas saladas pode ajudar para uma vida com menos riscos de problemas cardiovasculares.

O Dr. Abib Maldaun Neto sinaliza que uma dieta com menos sódio é sim recomendável para todos. Além disso, o consumo de bastante água diariamente pode ser extremamente benéfico para combater o excesso de sódio no organismo.

É importante destacar a necessidade de sempre ter um acompanhamento nutricional para entender cada corpo e assim definir uma dieta. O consumo moderado e consciente é sempre recomendável.

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